sábado, 8 de agosto de 2015

O QUE É PRECISO PARA SER UM PRODUTOR DE EVENTOS?

   De repente você abre o jornal e se depara com o seguinte anúncio: Precisa-se de Produtor de Eventos. Aí, pelo fato de simpatizar com a área, achando que “Tudo é Festa” e já ter ajudado naquele evento da faculdade, se acha habilitado para a função, se intitula “Produtor”, prepara um currículo e vai. Ao ser contratado, para sua surpresa, se depara com questões como: contratação de artistas, hospedagem, fornecedores, funcionários, sonorização, iluminação, geradores, montagem de palco, camarins, alimentos e bebidas, plano de divulgação, venda de ingressos, controle de entrada e saída, esquema de segurança, imprensa, patrocinadores, área VIP, transporte, estacionamento, documentação, pagamentos, ufa... ainda tem mais?  Tem sim... vai distribuir as funções, fazer um planejamento, check list, cronograma...  Totalmente perdido, não sabe nem por onde começar, as cobranças apertam e fatalmente você se vê no meio do caos.  

   Mas afinal, o que é preciso para ser um Produtor de Eventos? Assim como em qualquer profissão, o que vai determinar a facilidade ou dificuldade é a expertise, o domínio do assunto, saber planejar a missão, habilidade para fazer acontecer. Não basta só ter boa vontade, tem que ter comprometimento, conhecimento e acima de tudo o “olhar” do bom senso.
QUERIDOS LEITORES,

  Comecei a montar este blog em julho de 2015. Inspirada por um curso que fiz no Rio de Janeiro no Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação que foi o Programa Especial de Treinamento em Produção Executiva de Eventos, onde tive a oportunidade de aprender sobre as diversas áreas de entretenimento e reciclar os conhecimentos que já tinha em eventos, amadurecendo assim para novas jornadas.
  Quero dedicar as três primeiras publicações ao Sr. Carlos Alberto Macedo Fernandes, pois foi ele o principal motivador, colaborador e crítico durante a criação dos textos, assim como um professor implacável na organização e expertise em eventos.

 Referências e informações na área de entretenimento

  A ideia do blog é apresentar meus principais trabalhos desenvolvidos ao longo dos anos, na qual me esforcei e me orgulho em ter feito, além de informações que sirvam como referência para qualquer pessoa que queira trabalhar com entretenimento. Estou reunindo assuntos como auto conhecimento e confiança, indicações de livros e filmes, referências profissionais, citações musicais, críticas, sugestões e vários assuntos que servirão de âncora para gestores e afins. Espero que fique bom!

  As pessoas que quiserem colaborar com o blog contando suas experiências ou artigos relacionados ao tema podem enviar por email para petropoliseventos@gmail.com

Então, é isso!
Desejo a todos uma boa leitura! Comentem, critiquem, participem das enquetes e façam bons eventos!



Agradecimentos: Minha irmã Cintia Lima Fernandes e minha mãe Regina Martins Lima Fernandes pelo apoio, compreensão e carinho: Vocês são a minha fortaleza!

quarta-feira, 22 de julho de 2015

RECICLAGEM PROFISSIONAL


  Dia de festa na sua casa, os convidados chegaram mais cedo, a bebida ainda não estava gelada, a cozinheira faltou e você teve que fritar os salgados, o telefone não parava de tocar, a campainha da porta também não, o som queimou, você ia de um lado para outro sem saber o que resolveria primeiro, chegou a percorrer pelo menos uns 5 km dentro de casa tentando resolver tudo: atender, servir, organizar.... No meio da festa você já estava descabelada, irritada e o pior... exausta! Isso para não dizer histérica e doida para a festa acabar.  Conclusão: Não conseguiu dar atenção aos seus convidados, não serviu bem e não atingiu o grau de satisfação desejado nem por você e nem por ninguém.  O que faltou? 

QUAIS SÃO OS CAMINHOS DAS PEDRAS PARA CONSEGUIR PATROCINADORES PARA O SEU EVENTO?


  Seu projeto foi aprovado na Lei Rouanet, tem tudo para dar certo! Na primeira apresentação para captar um possível patrocínio você chega atrasada e quase perde a reunião, a primeira pergunta sobre plano de marketing que o dono da empresa faz, te dá um branco, você não consegue responder e começa a ler. Quando ele fala sobre contrapartidas você responde com evasivas, conclusão: Nada de patrocínio. Já na segunda tentativa você chega no horário, totalmente preparada e com o texto na ponta da língua, no início da apresentação percebe que o empresário não está nem um pouco interessado e te dá uma cortada falando que vai pensar, você fica “sem chão” achando que falou algo errado e vai embora sem previsão de uma próxima reunião, eliminando assim as chances de patrocínio.  Na terceira tentativa você já está desanimada, entra na sala do presidente da empresa com a certeza que não vai conseguir, faz uma apresentação sem ênfase e não percebe a indicação de interesse do empresário, muda o texto instantaneamente numa tentativa desesperada de fechar o patrocínio, tropeçando nas próprias palavras com gesticulações exageradas, gagueja na hora de falar os números e vai embora, mais uma vez, de mãos vazias.  Onde está o erro?