sábado, 8 de agosto de 2015

O QUE É PRECISO PARA SER UM PRODUTOR DE EVENTOS?

   De repente você abre o jornal e se depara com o seguinte anúncio: Precisa-se de Produtor de Eventos. Aí, pelo fato de simpatizar com a área, achando que “Tudo é Festa” e já ter ajudado naquele evento da faculdade, se acha habilitado para a função, se intitula “Produtor”, prepara um currículo e vai. Ao ser contratado, para sua surpresa, se depara com questões como: contratação de artistas, hospedagem, fornecedores, funcionários, sonorização, iluminação, geradores, montagem de palco, camarins, alimentos e bebidas, plano de divulgação, venda de ingressos, controle de entrada e saída, esquema de segurança, imprensa, patrocinadores, área VIP, transporte, estacionamento, documentação, pagamentos, ufa... ainda tem mais?  Tem sim... vai distribuir as funções, fazer um planejamento, check list, cronograma...  Totalmente perdido, não sabe nem por onde começar, as cobranças apertam e fatalmente você se vê no meio do caos.  

   Mas afinal, o que é preciso para ser um Produtor de Eventos? Assim como em qualquer profissão, o que vai determinar a facilidade ou dificuldade é a expertise, o domínio do assunto, saber planejar a missão, habilidade para fazer acontecer. Não basta só ter boa vontade, tem que ter comprometimento, conhecimento e acima de tudo o “olhar” do bom senso.


A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO
  Assistindo uma aula da professora Elsa Costa, que ministra o curso de Produção Executiva de Eventos (PET) pelo Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação (IATEC), ela ensina que o produtor é na verdade um facilitador, e faz todo sentido: visto que a palavra PRODUÇÃO deve ser interpretada como sinônimo de PLANEJAMENTO, o que simplifica todas as operações previstas. Uma vez planejadas todas as etapas que antecedem o evento, as mesmas deverão ser fielmente executadas a seu tempo. O produtor deve elaborar várias perguntas (Quem? Onde? O que? Quando? Por que? Como?) a fim de montar uma lista de atividades a serem providenciadas e checadas, o check list , além de fazer um cronograma que é o demonstrativo do início ao término das diversas fases do processo operacional, dentro do tempo previamente determinado.
  Quando não há previsão da operação, medidas vitais não são tomadas, inviabilizando assim, que determinada questão seja resolvida. Todo planejamento leva você há uma zona de conforto, é a etapa inicial que deve ser executada pelo profissional de eventos.

HABILIDADE
   Nem sempre as suas ideias serão aprovadas, então tem que aprender a aceitar outras opiniões se adequar e ser flexível. Ainda tem as exigências e questões políticas entre clientes e fornecedores, aí é que entra a sua habilidade e criatividade para administrar este tipo de situação. Você pode apresentar soluções práticas e seguras para determinado evento, que serão satisfatórias para todos, mostrando a necessidade de algumas providências ou contratações indispensáveis, sem deixar para última hora. O ideal não é trabalhar para resolver problemas e sim trabalhar com antecedência para não ter problemas. Outra questão importante é o desafio de tornar qualquer evento rentável, então não adianta “viajar na batatinha” querendo gastar mais do que o previsto no seu budget  – orçamento. A previsão orçamentária também passa pelo crivo do produtor de eventos que deverá montar uma planilha de despesas e apresentar previamente ao cliente. Se o momento é de contenção de despesas devido à crise que assola o país, você vai ter que ser realmente criativo e buscar soluções, propondo parcerias, ações e muitas vezes até captar patrocinadores e investidores, é isso que vai fazer a diferença.

COMPROMETIMENTO
  Amar o que faz é sem dúvida importantíssimo. Quando temos a boa vontade e disposição de fazer, com garra e comprometimento, além de paciência para resolver questões complicadas sem ficar de mal com a vida, já é um caminho. O dia a dia de uma pessoa envolvida com eventos é de quase 100% do seu tempo ligado ao trabalho, o telefone e as mensagens não param, a responsabilidade é muito grande, é você quem dará as ferramentas corretas e o suporte à sua equipe, portanto, seja gentil e educado. Ter voz de comando não significa fazer grosserias e histerismo. Assim, esteja comprometido e feliz com o que está fazendo, certo de que é realmente isso o que deseja, mas lembre-se: apenas boa vontade não é suficiente para produzir um evento.

CONHECIMENTO
  Inteligência todo mundo tem, mas precisa ser constantemente alimentada e reciclada com novas informações. Estar por dentro do que acontece no mercado de eventos, lançamentos de equipamentos, tecnologias, mecanismos das mais diversas áreas surgem todos os dias, e por isso o produtor de eventos tem que estar antenado, é indispensável noções básicas de programas de texto, planilhas, receber e enviar imagens e anexos, fazer pesquisas na internet e ter meios de comunicação eficientes.  A pessoa que pretende trabalhar com eventos precisa saber um pouco de cada área envolvida, afinal, quem não sabe fazer, não sabe mandar.  Acesso a livros e revistas ligados a produção e todos os setores vinculados são indispensáveis, assim como participar de palestras, fazer cursos, conversar com profissionais experientes, enfim, buscar adquirir conhecimentos, aprimorar-se é um fator fundamental para esta profissão. Quanto mais qualificado, melhor!
Confira dicas de filmes e livros.

O BOM SENSO: OLHAR COM OS OLHOS DE VER
  A expressão “Olhar com os olhos de ver” é muito comum em obras literárias, geralmente usada para contemplar obras de arte, mas aqui aplicada a produção de eventos a expressão vai além da contemplação e se refere especificamente à observação, que é uma ferramenta de trabalho fundamental. Olhar com os olhos de ver se refere a alcançar mais longe, conseguir distinguir o que é importante num contexto em determinado momento. Muitas vezes nos habituamos a olhar sempre na mesma direção com perspectivas cômodas sem pensar que existem outras formas variáveis e quão equivocados podem ser nossos julgamentos, se olharmos de baixo para cima tudo parece muito grande e se olharmos de cima para baixo tudo parece pequeno, mas o que você está vendo?
  Através da observação podemos aprender muito, avaliar situações e comportamentos, ações e reações e assim tirar conclusões através da experiência. Iniciar uma observação implica num exercício de organização de projetos, conhecendo a realidade e a que se refere. A pessoa que aprende a observar carrega consigo uma bagagem além dos livros, ali, naquele momento ela poderá identificar erros e acertos de uma produção, por isso é importante buscar visitas técnicas aos mais variados eventos e atividades de produções onde poderá ver o que, e, como acontece, obter referências práticas, fotografar com a mente, reparar detalhes e se preparar para a sua própria jornada. Em muitas questões e tomadas de decisões não cabem regras e paradigmas, o que prevalecerá é o bom senso que você desenvolveu a partir das suas observações.

“Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos”
Antoine Saint-Exupéry (piloto, ilustrador e escritor – autor do livro O Pequeno Príncipe).


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