quarta-feira, 22 de julho de 2015

RECICLAGEM PROFISSIONAL


  Dia de festa na sua casa, os convidados chegaram mais cedo, a bebida ainda não estava gelada, a cozinheira faltou e você teve que fritar os salgados, o telefone não parava de tocar, a campainha da porta também não, o som queimou, você ia de um lado para outro sem saber o que resolveria primeiro, chegou a percorrer pelo menos uns 5 km dentro de casa tentando resolver tudo: atender, servir, organizar.... No meio da festa você já estava descabelada, irritada e o pior... exausta! Isso para não dizer histérica e doida para a festa acabar.  Conclusão: Não conseguiu dar atenção aos seus convidados, não serviu bem e não atingiu o grau de satisfação desejado nem por você e nem por ninguém.  O que faltou? 



   A resposta é bem simples: PLANEJAMENTO. 
  Qualquer evento, por mais simples que seja deve ser muito bem planejado, afinal estamos lidando com a satisfação das pessoas e algumas vezes a sua própria, portanto, para que tudo saia perfeito você precisa se organizar com antecedência e ver todos os detalhes. Isso porque estamos falando de uma simples festinha caseira, agora imagine preparar um evento para uma empresa, uma autoridade, fazer um show, uma cerimônia, ou, seja lá qual for a situação...

 “Não existe nada que eu não saiba fazer na área de eventos”, era assim que eu pensava depois de atuar por quinze anos na área de produção de eventos, ledo engano, pois por mais conhecimento que tenhamos e por mais situações que consigamos contornar, há sempre algo mais a se aprender, se tratando, principalmente, de um mercado cada vez maior e mais exigente é preciso se informar, se especializar e se reciclar.
 Foi quando participei do Programa Especial de Treinamento em Produção de Eventos (PET), curso oferecido pelo Instituto de Artes e Técnicas em Organização (IATEC) no Rio, que entendi a verdadeira essência do produtor executivo de eventos, e isso interferiu diretamente no meu trabalho e nas minhas atitudes como profissional da área uma vez responsável por qualquer demanda. “Missão dada é missão cumprida”, e é assim que tem que ser mesmo!
Dos seis módulos inseridos no PET, é difícil dizer qual foi o melhor, foram seis professores, melhor dizendo, ‘Mestres”, que com suas experiências conseguiram sintetizar os melhores caminhos para chegar ao sucesso dentro de uma área tão complexa e competitiva, onde as exigências são muitas e a excelência na execução dos serviços é o que realmente conta, e isso de uma forma muito simples, compreensível e dinâmica. A técnica de ensino desses professores apresenta características muito particulares de cada um, o que acaba sendo um espelho para os alunos.
  O primeiro módulo foi ministrado pela professora Elsa Costa, que apresentou brilhantemente a “Produção Executiva de Eventos”, com uma abordagem direta sobre as atribuições da função. A professora Elsa possui um conhecimento aprimorado e uma das técnicas que ensinou nas aulas, é viver o evento antes dele acontecer, como se fosse um filme, fechar os olhos e imaginá-lo desde o seu início, a partir daí fica mais fácil montar um check list e se assegurar de que não está faltando nada. É também característica da professora contar suas fascinantes experiências com eventos, o que me levou a imaginar como aquela, aparentemente, pequena e frágil mulher na verdade é uma estrategista de primeira e acima de tudo, uma grande e forte líder.
  Logística foi o segundo módulo, por conta da professora Rosane Guitarelli. A base de suas aulas são exercícios de eventos reais, planilhas, cálculos, são os mínimos detalhes da produção. A professora foi extremamente atenciosa, paciente e demonstrou um interesse particular por cada aluno deixando todo mundo à vontade para tirar dúvidas e criar situações que pareciam não ter solução, mas aos olhos de um grande profissional não existem perguntas sem respostas.
  Quando comecei o módulo de Leis de Incentivo, sinceramente achei que não entenderia nada, a complexidade das leis, das burocracias para incentivar, técnicas para captar e prestar contas de um projeto, não, impossível! Seria impossível compreender aquilo tudo em apenas uma semana, mas...para Fernanda Borrielo a palavra impossível não existe, a professora que ministrou este curso fez mágica, sintetizando cada tópico. Consegui absorver suas explicações de tal forma que me atrevi a encarar este mercado com muita segurança, e o melhor de tudo é que mesmo depois que acabou o módulo a professora teve imensa boa vontade em orientar e tirar outras dúvidas que surgiram ao longo do caminho, por conta disso pude avaliar projetos e aos poucos estou me aprofundando ainda mais no assunto.
 Assessoria de Imprensa para eventos e Direção de Palco foram os dois últimos módulos que fiz, e tive o privilégio de conhecer os professores Ana Condeixa e Fred Fonseca, ambos com uma forma muito peculiar de ensinar. Com a professora Ana aprendi que estar bem “antenada” é antes de mais nada uma ponte para chegar onde se deseja, a informação e o conhecimento levam ao domínio de um assunto e isso é primordial até mesmo numa conversa informal. Já o professor Fred harmonizou perfeitamente o conteúdo teórico com a prática e mostrou como funciona uma montagem levando a turma para acompanhar de perto todo o detalhamento técnico e preparação do palco no show dos cantores Thiaguinho e Péricles na Fundição Progresso. Realmente demais! Sanou dúvidas aumentando assim a visibilidade e entendimento do módulo.
 Por último, mas não menos importante, aguardo a conclusão do curso com o módulo de Produção Executiva de Eventos Esportivos, que certamente virá recheado de surpresas pelas mãos dos brilhantes professores Tufic Derzi e Lucio Macedo, com início previsto para julho.

   E assim, deixo aqui meu depoimento de como o curso do IATEC abriu meus horizontes. A palavra “Planejamento” que vocês viram lá em cima no início do texto é só mais uma das palavrinhas mágicas que aprendemos durante o curso. Se você quer realmente alcançar algum patamar precisa “abrir o leque” e deixar o conhecimento te levar através do aprimoramento técnico. Para concluir a sede da sabedoria que me dominou, indico a todos também o curso de Cerimonialista na qual tive o grande prazer de participar assistindo palestras hipnotizantes, onde tirei a lição de que realmente precisamos “entender do riscado”, de tudo um pouco, de A a Z: etiqueta, protocolo, comportamento e muito mais...   Completando assim um ciclo que na verdade está só começando, e que venham mais e mais cursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário