Seu projeto foi aprovado na Lei
Rouanet, tem tudo para dar certo! Na primeira apresentação para captar um
possível patrocínio você chega atrasada e quase perde a reunião, a primeira
pergunta sobre plano de marketing que o dono da empresa faz, te dá um branco,
você não consegue responder e começa a ler. Quando ele fala sobre
contrapartidas você responde com evasivas, conclusão: Nada de patrocínio. Já na
segunda tentativa você chega no horário, totalmente preparada e com o texto na
ponta da língua, no início da apresentação percebe que o empresário não está
nem um pouco interessado e te dá uma cortada falando que vai pensar, você fica
“sem chão” achando que falou algo errado e vai embora sem previsão de uma
próxima reunião, eliminando assim as chances de patrocínio. Na terceira tentativa você já está desanimada,
entra na sala do presidente da empresa com a certeza que não vai conseguir, faz
uma apresentação sem ênfase e não percebe a indicação de interesse do
empresário, muda o texto instantaneamente numa tentativa desesperada de fechar o
patrocínio, tropeçando nas próprias palavras com gesticulações exageradas,
gagueja na hora de falar os números e vai embora, mais uma vez, de mãos vazias. Onde está o erro?
Onde está o erro? Em você mesma, não se planejou direito,
gerando insegurança. Não existe uma fórmula certa para pedir patrocínio a
alguém, mas a questão exige algumas técnicas e protocolos que são definitivos
para aguçar o interesse de qualquer um. Confira abaixo algumas dicas:
DOMINE O ASSUNTO
O processo de captação de recursos financeiros exige preparo e alguns
cuidados básicos que repercutem e influenciam muito no resultado final, trilhar
o “caminho das pedras” pode não ser tarefa muito fácil pois é preciso atentar à
vários detalhes, antes, durante e após a captação, essa atividade exige
dedicação, expertise e conhecimento técnico. Para começar é preciso dominar e
estar alinhado com o projeto que precisa estar muito claro na sua cabeça, principalmente
no que diz respeito ao plano de marketing, contrapartidas e resultados para o
patrocinador, são esclarecimentos importantes e podem ser o trunfo que vai
definir o processo.
O projeto pode ser excelente mas se você não
souber apresentá-lo certamente não vai conseguir captar, é preciso uma
metodologia para fazer um apresentação rápida e dinâmica, pois na maioria das
vezes a pessoa que vai te atender tem o tempo escasso e se você começa a falar
e detalhar demais o tempo acaba e você não consegue concluir a apresentação.
Seja objetivo, não fale mais do que o necessário. Erros de português são imperdoáveis, nenhuma
empresa vai querer se associar a um projeto com erros gritantes. Busque uma abordagem que defina bem as
vantagens que aquela empresa terá em ser seu patrocinador. Fale de valores
somente no final da apresentação, os números assustam, portanto, refira-se ao
patrocínio como um “Investimento”ou uma parceria, onde todos ganham.
VOCÊ NÃO PODE CHAMAR MAIS ATENÇÃO DO QUE O SEU PROJETO
Outra questão importante é a sua apresentação pessoal, ou seja, roupas,
acessórios, perfume, maquiagem, etc. Tem gente que não tem noção, se arruma
demais ou de menos, usa perfumes em excesso e em vez do patrocinador estar
atento ao projeto ele está desesperado com o forte cheiro ou impressionado com
a roupa que está usando, colocando em dúvida a sua credibilidade. Então
atenção, a primeira impressão é a que fica! Se situe quanto a ocasião em que
vai encontrar o patrocinador, se é um almoço, um evento, uma hora marcada na
empresa, ou outro encontro qualquer, esteja vestido para a ocasião, e sem
exageros. Esteja limpo, asseado, com boa aparência. Nesses casos o “básico”
costuma ser o melhor aliado.
SAIBA SE COMPORTAR
SAIBA SE COMPORTAR
Tem gente que gesticula demais ao
falar, não para com as mãos quietas, se “cutuca” o tempo todo, joga o cabelo
para lá e para cá, esfrega o rosto toda hora, ou começa a suar compulsivamente,
isso tudo é ruim na hora da apresentação. É preciso se controlar. Se suar
demais tenha a mão um lenço. Não fique se cutucando, esse tipo de comportamento
passa insegurança e insegurança gera dúvida, é tudo o que você não precisa,
além de ser falta de educação.
A pontualidade também é um fator importantíssimo, chegar atrasado dá
impressão de desorganização e falta de compromisso, chegar cedo demais também é
ruim, dá impressão de ansiedade, tente chegar uns 15 minutos antes do horário
previsto, que é o certo, mesmo que chegue bem antes e tenha que fazer uma
horinha do lado de fora até se apresentar na recepção.
QUEM PODE SER O SEU PATROCINADOR
A escolha das empresas a serem visitadas é primordial! A captação vai depender da flexibilidade e
viabilidade que ela tem financeiramente, no caso se você tem um valor alto a
ser captado precisa procurar grandes empresas, lembrando que o seu patrocínio
também pode ser dividido em cotas. Não adianta ir numa pequena empresa pois ela
não terá como patrocinar, a menos que você ofereça uma cota menor, lembre-se
que o valor do patrocínio solicitado será deduzido de seus impostos, agora, se
a captação tem um valor mais baixo deve procurar pequenas e médias empresas. É
importante frisar que o domínio e conhecimento a respeito das leis de incentivo
são indispensáveis, principalmente se tratando de pequenas e médias empresas
pois nem todos os empresários conhecem as leis de incentivo, muitos nunca
patrocinaram deduzindo de seus impostos e naturalmente vão consultar seus
contadores que podem também não conhecer os procedimentos de captação, então é
importante ter em mãos a lei e saber o passo a passo para esclarecimentos. Portanto,
fica aqui a dica: falta de conhecimento e inabilidade para explicar podem
atrapalhar a negociação, é preciso cultivar a informação junto a empresa e seus
profissionais para que reconheçam as vantagens e se interessem em ser
patrocinadores. Dependendo do empresário ele nunca vai dizer que não sabe ou
que não conhece, vai preferir dizer que não está interessado, portanto se
antecipe buscando uma forma simples na apresentação do seu projeto. Esteja
preparado para perguntas.
ACREDITE EM VOCÊ
Acreditar
é o principal caminho que você precisa trilhar para conseguir ser bem-sucedido:
Não entre numa corrida sem ter certeza que pode fazer o percurso. A visão do
sucesso é planejar, aprender, errar, praticar e executar. O desafio só termina
quando não há mais peças no tabuleiro. É preciso ter fé, acredite que toda
semente que você jogar pode vingar, crescer e dar bons frutos. Se você tem um propósito é possível treinar
sua percepção para ver as soluções em qualquer situação difícil, se souber
formular perguntas inteligentes diante de problemas verá que as respostas já
estão ali. Num mundo onde cada vez mais as inovações tomam conta do mercado, é
importante que você seja observador e assim poderá aguçar sua criatividade que
é uma das principais características do vencedor. Cada projeto que você for
apresentar é uma oportunidade, então acredite em você e boa sorte!
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