quarta-feira, 22 de julho de 2015

QUAIS SÃO OS CAMINHOS DAS PEDRAS PARA CONSEGUIR PATROCINADORES PARA O SEU EVENTO?


  Seu projeto foi aprovado na Lei Rouanet, tem tudo para dar certo! Na primeira apresentação para captar um possível patrocínio você chega atrasada e quase perde a reunião, a primeira pergunta sobre plano de marketing que o dono da empresa faz, te dá um branco, você não consegue responder e começa a ler. Quando ele fala sobre contrapartidas você responde com evasivas, conclusão: Nada de patrocínio. Já na segunda tentativa você chega no horário, totalmente preparada e com o texto na ponta da língua, no início da apresentação percebe que o empresário não está nem um pouco interessado e te dá uma cortada falando que vai pensar, você fica “sem chão” achando que falou algo errado e vai embora sem previsão de uma próxima reunião, eliminando assim as chances de patrocínio.  Na terceira tentativa você já está desanimada, entra na sala do presidente da empresa com a certeza que não vai conseguir, faz uma apresentação sem ênfase e não percebe a indicação de interesse do empresário, muda o texto instantaneamente numa tentativa desesperada de fechar o patrocínio, tropeçando nas próprias palavras com gesticulações exageradas, gagueja na hora de falar os números e vai embora, mais uma vez, de mãos vazias.  Onde está o erro?

Onde está o erro?  Em você mesma, não se planejou direito, gerando insegurança. Não existe uma fórmula certa para pedir patrocínio a alguém, mas a questão exige algumas técnicas e protocolos que são definitivos para aguçar o interesse de qualquer um. Confira abaixo algumas dicas:

DOMINE O ASSUNTO

  O processo de captação de recursos financeiros exige preparo e alguns cuidados básicos que repercutem e influenciam muito no resultado final, trilhar o “caminho das pedras” pode não ser tarefa muito fácil pois é preciso atentar à vários detalhes, antes, durante e após a captação, essa atividade exige dedicação, expertise e conhecimento técnico. Para começar é preciso dominar e estar alinhado com o projeto que precisa estar muito claro na sua cabeça, principalmente no que diz respeito ao plano de marketing, contrapartidas e resultados para o patrocinador, são esclarecimentos importantes e podem ser o trunfo que vai definir o processo.
 O projeto pode ser excelente mas se você não souber apresentá-lo certamente não vai conseguir captar, é preciso uma metodologia para fazer um apresentação rápida e dinâmica, pois na maioria das vezes a pessoa que vai te atender tem o tempo escasso e se você começa a falar e detalhar demais o tempo acaba e você não consegue concluir a apresentação. Seja objetivo, não fale mais do que o necessário.  Erros de português são imperdoáveis, nenhuma empresa vai querer se associar a um projeto com erros gritantes.  Busque uma abordagem que defina bem as vantagens que aquela empresa terá em ser seu patrocinador. Fale de valores somente no final da apresentação, os números assustam, portanto, refira-se ao patrocínio como um “Investimento”ou uma parceria, onde todos ganham.

VOCÊ NÃO PODE CHAMAR MAIS ATENÇÃO DO QUE O SEU PROJETO

  Outra questão importante é a sua apresentação pessoal, ou seja, roupas, acessórios, perfume, maquiagem, etc. Tem gente que não tem noção, se arruma demais ou de menos, usa perfumes em excesso e em vez do patrocinador estar atento ao projeto ele está desesperado com o forte cheiro ou impressionado com a roupa que está usando, colocando em dúvida a sua credibilidade. Então atenção, a primeira impressão é a que fica! Se situe quanto a ocasião em que vai encontrar o patrocinador, se é um almoço, um evento, uma hora marcada na empresa, ou outro encontro qualquer, esteja vestido para a ocasião, e sem exageros. Esteja limpo, asseado, com boa aparência. Nesses casos o “básico” costuma ser o melhor aliado.

                                            SAIBA SE COMPORTAR

   Tem gente que gesticula demais ao falar, não para com as mãos quietas, se “cutuca” o tempo todo, joga o cabelo para lá e para cá, esfrega o rosto toda hora, ou começa a suar compulsivamente, isso tudo é ruim na hora da apresentação. É preciso se controlar. Se suar demais tenha a mão um lenço. Não fique se cutucando, esse tipo de comportamento passa insegurança e insegurança gera dúvida, é tudo o que você não precisa, além de ser falta de educação.
  A pontualidade também é um fator importantíssimo, chegar atrasado dá impressão de desorganização e falta de compromisso, chegar cedo demais também é ruim, dá impressão de ansiedade, tente chegar uns 15 minutos antes do horário previsto, que é o certo, mesmo que chegue bem antes e tenha que fazer uma horinha do lado de fora até se apresentar na recepção.

QUEM PODE SER O SEU PATROCINADOR

  A escolha das empresas a serem visitadas é primordial!  A captação vai depender da flexibilidade e viabilidade que ela tem financeiramente, no caso se você tem um valor alto a ser captado precisa procurar grandes empresas, lembrando que o seu patrocínio também pode ser dividido em cotas. Não adianta ir numa pequena empresa pois ela não terá como patrocinar, a menos que você ofereça uma cota menor, lembre-se que o valor do patrocínio solicitado será deduzido de seus impostos, agora, se a captação tem um valor mais baixo deve procurar pequenas e médias empresas. É importante frisar que o domínio e conhecimento a respeito das leis de incentivo são indispensáveis, principalmente se tratando de pequenas e médias empresas pois nem todos os empresários conhecem as leis de incentivo, muitos nunca patrocinaram deduzindo de seus impostos e naturalmente vão consultar seus contadores que podem também não conhecer os procedimentos de captação, então é importante ter em mãos a lei e saber o passo a passo para esclarecimentos. Portanto, fica aqui a dica: falta de conhecimento e inabilidade para explicar podem atrapalhar a negociação, é preciso cultivar a informação junto a empresa e seus profissionais para que reconheçam as vantagens e se interessem em ser patrocinadores. Dependendo do empresário ele nunca vai dizer que não sabe ou que não conhece, vai preferir dizer que não está interessado, portanto se antecipe buscando uma forma simples na apresentação do seu projeto. Esteja preparado para perguntas.

ACREDITE EM VOCÊ

  Acreditar é o principal caminho que você precisa trilhar para conseguir ser bem-sucedido: Não entre numa corrida sem ter certeza que pode fazer o percurso. A visão do sucesso é planejar, aprender, errar, praticar e executar. O desafio só termina quando não há mais peças no tabuleiro. É preciso ter fé, acredite que toda semente que você jogar pode vingar, crescer e dar bons frutos.  Se você tem um propósito é possível treinar sua percepção para ver as soluções em qualquer situação difícil, se souber formular perguntas inteligentes diante de problemas verá que as respostas já estão ali. Num mundo onde cada vez mais as inovações tomam conta do mercado, é importante que você seja observador e assim poderá aguçar sua criatividade que é uma das principais características do vencedor. Cada projeto que você for apresentar é uma oportunidade, então acredite em você e boa sorte!

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