AGÊNCIA BP ONE LIVE MARKETING
FESTIVAL DE INVERNO DELL’ARTE
Publicidade é uma parte muito
importante da produção e confesso que entender todas as etapas e sua mecânica é
fascinante, o resultado é extremamente gratificante. Hoje em dia os clientes querem resultados rápidos por isso as ações precisam ser muito bem pensadas e elaboradas para que haja retorno instantâneo de cada centavo investido garantindo assim a satisfação do contratante.
No ano de 2016 fui indicada pela
escola de Artes Técnicas do Rio de Janeiro - IATEC - para executar uma ação como
produtora in loco de publicidade e marketing para agência paulista BP One na cidade de Petrópolis / RJ,
minha função era acompanhar e coordenar ações publicitárias em campo, na
ocasião tratava-se de um Festival de Páscoa
com shows de artistas como Bibi Ferreira, a italiana Mafalda Minnozzi, a banda Rosa
de Saron, Coral Do Re Mi, entre outros. Foram 03 semanas coordenando uma equipe
de divulgação de 06 pessoas, fizemos uniformes, montamos uma dinâmica com carro
plotado com a identidade visual do festival para fazer o translado de toda a equipe e um roteiro extenso
passando por toda a área hoteleira e gastronômica de Petrópolis, além do
comércio e principais pontos estratégicos.
A receptividade do evento foi muito boa e assim fizemos acontecer, desde o desdobramento, recepção e divisão de material, acompanhamento da montagem de todas as peças publicitárias, acompanhamento de toda a montagem do evento como palco, sonorização e iluminação, e também nos dias de shows com a parte receptiva, logística e produção.
Trabalhei sob a coordenação dos produtores Luciano Câmara e Marcio Pott, ambos de São Paulo da matriz da agência BP One, que ficaram muito satisfeitos com o sucesso do Festival da Páscoa e alguns meses depois me convidaram para outra ação, desta vez no Rio de Janeiro (na filial da BP One na Barra da Tijuca) onde executei um trabalho interno e parcialmente externo atendendo empresas como a Oi Nacional e Regional, Ambev e Cirella Imobiliária. E assim durante aproximadamente 04 meses encarei essa empreitada sob a coordenação inicial do produtor Flávio Gallo e mais tarde da publicitária Natacha Canno, assumi funções diversas como pesquisa para montagem de plataformas publicitárias e eventos corporativos, cotações, contratações de serviços, compras e suprimentos, procedimentos financeiros e previsões orçamentárias, pagamentos e organização da própria agência, triagem de fornecedores, planilhamento e cronogramas, enfim, o trabalho foi intenso com um expediente que muitas vezes se estendia nos fins de semana e feriados. Acompanhava as ações externas e eventos dos clientes da agência, como a empresa Cyrella, que entre suas ações tinha um veículo em formato moto truck para divulgação de empreendimentos imobiliários. A expertise e criatividade para encontrar soluções e resolver questões ligadas ao funcionamento das ações foi sem dúvida meu maior aliado, o equipamento de trabalho também ajudou muito como linha telefônica extra ligada a internet, lap top, tablet, celular reserva, câmera fotográfica de alta resolução, trena digital, todo o material de escritório necessário e até mesmo um gerador. Acho que o profissional que puder ter uma case com ferramentas essenciais de comunicação e equipamentos de trabalho tem uma série de vantagens para encontrar soluções e administrar problemas, isso sempre ajuda muito em qualquer job! Esta empreitada terminou em novembro de 2016 e foi muito gratificante!
A receptividade do evento foi muito boa e assim fizemos acontecer, desde o desdobramento, recepção e divisão de material, acompanhamento da montagem de todas as peças publicitárias, acompanhamento de toda a montagem do evento como palco, sonorização e iluminação, e também nos dias de shows com a parte receptiva, logística e produção.
Trabalhei sob a coordenação dos produtores Luciano Câmara e Marcio Pott, ambos de São Paulo da matriz da agência BP One, que ficaram muito satisfeitos com o sucesso do Festival da Páscoa e alguns meses depois me convidaram para outra ação, desta vez no Rio de Janeiro (na filial da BP One na Barra da Tijuca) onde executei um trabalho interno e parcialmente externo atendendo empresas como a Oi Nacional e Regional, Ambev e Cirella Imobiliária. E assim durante aproximadamente 04 meses encarei essa empreitada sob a coordenação inicial do produtor Flávio Gallo e mais tarde da publicitária Natacha Canno, assumi funções diversas como pesquisa para montagem de plataformas publicitárias e eventos corporativos, cotações, contratações de serviços, compras e suprimentos, procedimentos financeiros e previsões orçamentárias, pagamentos e organização da própria agência, triagem de fornecedores, planilhamento e cronogramas, enfim, o trabalho foi intenso com um expediente que muitas vezes se estendia nos fins de semana e feriados. Acompanhava as ações externas e eventos dos clientes da agência, como a empresa Cyrella, que entre suas ações tinha um veículo em formato moto truck para divulgação de empreendimentos imobiliários. A expertise e criatividade para encontrar soluções e resolver questões ligadas ao funcionamento das ações foi sem dúvida meu maior aliado, o equipamento de trabalho também ajudou muito como linha telefônica extra ligada a internet, lap top, tablet, celular reserva, câmera fotográfica de alta resolução, trena digital, todo o material de escritório necessário e até mesmo um gerador. Acho que o profissional que puder ter uma case com ferramentas essenciais de comunicação e equipamentos de trabalho tem uma série de vantagens para encontrar soluções e administrar problemas, isso sempre ajuda muito em qualquer job! Esta empreitada terminou em novembro de 2016 e foi muito gratificante!
FESTIVAL DE INVERNO DELL’ARTE
Em julho de 2016 tive a oportunidade de trabalhar com a empresa Turbosom (de Petrópolis/RJ) na
logística da montagem dos shows do Festival de Inverno em Petrópolis da Produtora
Dell’arte (Palácio de Cristal e Theatro D. Pedro) que contou com apresentações de música clássica, jazz, entre outros. Foi um trabalho em
equipe com técnicos e produtores para atendimento de riders artísticos de som e
luz além da iluminação cênica nos locais dos shows. Minha função, especificamente, foi selecionar, transportar e acompanhar a montagem de equipamentos de sonorização e iluminação, de acordo
com o solicitado, dando suporte e orientação à equipe, assim como acompanhar a passagem de som dos músicos, artistas e do próprio evento, tendo em vista a satisfação do público e de todos os envolvidos incluindo a produção técnica do contratante.
Na ocasião coordenei uma equipe com cerca de 10 pessoas, posso
dizer que a dinâmica de montagem aliada a habilidade, conhecimento em campo e
profissionalismo foram o carro chefe para o sucesso deste super evento!
ESPAÇO TANZEN
Do
idioma alemão, a palavra Tanzen significa danças e foi o nome dado ao projeto
de um espaço para shows na festa alemã que acontece anualmente na cidade de
Petrópolis/RJ – Bauernfest, evento que comemora a colonização alemã local. A
ideia surgiu em 2013 no departamento de eventos da Fundação de Cultura e
Turismo de Petrópolis, o projeto foi criado entre funcionários onde todos do
departamento colaboraram com sugestões criativas como o nome, conceito, logomarca,
programação, montagem, etc. O objetivo era criar um espaço tipo boate para
apresentação de shows e como não havia um local fixo nas proximidades onde o
projeto pudesse ser desenvolvido a solução foi a montagem de uma tenda grande,
um projeto móvel que se adaptasse e uma vez infra estruturado ficasse semelhante
aos cenários de danceterias alemãs .
Assim,
ao lado de produtores e colaboradores daquele órgão público pude participar da criação da Boate Tanzen que mais tarde viria a
se chamar “Espaço Tanzen” e se tornou um grande sucesso, com apresentações de DJs
e bandas além de mais um atrativo para a tradicional Bauernfest, que reúne centenas
de turistas e público local todos os anos.
Com
uma programação eclética para todos os gostos e idades, a Tanzen apresentou
além de atrações com música mecânica e ao vivo, também matinês infantil e
juvenil e eventos para a terceira idade, lotando o espaço durante os 10 dias de
festa.
Nos
anos seguintes devido aos altos custos para montagem e contratações o projeto
foi terceirizado para empresas especializadas em eventos que passaram a explorar
o espaço.
No
ano de 2016 já afastada da Fundação de Cultura e Turismo da cidade, fui
contratada pela empresa Margen, vencedora da concorrência pública daquele ano
para gerenciar e coordenar o funcionamento da Tanzen. Foi uma experiência
única, bem diferente daquele primeiro momento em 2013, o mais interessante é
que pude olhar para o projeto dos dois ângulos, primeiro como gerente de
eventos em departamento público e depois, três anos mais tarde, como empresa
privada absorvendo e organizando todas as áreas dispostas, desde o mapeamento
que tratou a logística do espaço (foram duas tendas grandes e 04 tendas
pequenas que serviram de apoio, lounge, palco, camarim, bilheteria, banheiros
químicos, gradeamento, etc, até seu funcionamento incluindo gastronomia, (alimentação
tipicamente alemã), divulgação, contratação de pessoal, limpeza, compras e
enfim a desmontagem. Foi um trabalho extenso e embora já tivesse a referência
foi totalmente diferente e novo prá mim.
-O Espaço Tanzen foi
completamente montado em uma semana e funcionou durante os 10 dias da Bauernfest;
-A montagem aconteceu em
espaço totalmente novo, onde nunca havia sido montado antes, então foi preciso
criar uma logística mantendo as características do projeto.
-A tenda dobrou de tamanho
e foi criado um espaço gastronômico com lanches deliciosos, cujo carro chefe
foi o tradicional “Brot mit bratwurst”;
-Foi montado também um espaço lounge com puffs,
sofá, televisores, tapetes, plantas tipicamente alemãs e iluminação decorativa;
-Todos os espaços foram
decorados com as cores da bandeira nacional alemã;
-Os balcões de atendimento
receberam revestimentos em led, o que deu um toque diferenciado e visual
tecnológico aos ambientes.
-A identidade do evento e
decoração fizeram enorme sucesso e receberam centenas de cliques e selfies
divulgados em sites e imprensa;
-A programação variou entre
rock in roll, música eletrônica, house music e sucessos da atualidade com
apresentação de Djs e bandas com artistas de reconhecimento a nível nacional;
-Tive que fazer pesquisa de
preços, cotações, pesquisa gastronômica e apesar de falar fluentemente alemão estudei
o idioma para poder traduzir ao pé da letra alguns termos e pratos típicos
servidos no evento.
-Durante todos os 10 dias
de funcionamento dormi apenas 02 horas por dia, ficando 100% envolvida em todos
os segmentos de funcionamento do Espaço Tanzen, um dos maiores desafios foi encarar
o frio intenso típico do mês de junho;
-Essa experiência foi
extremamente desafiadora, montar algo tão grande em tão pouco tempo e com uma
equipe relativamente pequena, foi incrível e adorei fazer! Jamais esquecerei. Que
venham mais projetos e outros desafios...
FÓRUM DE ENTRETENIMENTO IATEC
No ano de 2015 fui voluntária na
produção do Fórum de Entretenimento do Instituto de Artes e Técnicas em
Comunicação – Iatec do diretor Luiz Helênio. Sob a coordenação das produtoras
executivas Elsa Costa e Lu Salles trabalhei na pré-produção, na produção,
montagem e desmontagem do evento que aconteceu em parceria com a Escola Sesc de
Ensino Médio na Barra da Tijuca. O evento reuniu nomes do setor de
entretenimento como o expert em sonorização Alexandre Rabaço, o especialista em
consoles digitais Naldo Bueno, os produtores musicais Christiaan Oyens e Milton
Guedes, os produtores de shows Marta Bartolomeu e Bia Wetzel, o especialista em
mapping Paulinho Sacramento, os
gestores em carreiras artísticas Afonso Carvallho e Adriana Pena, além de
palestrantes como Fernanda Borrielo e Sonia Dias que abordaram o tema “Fomento
e Leis de Incentivo à Cultura”, entre outros grandes nomes que participaram durante
os três dias de evento que teve ainda em seu encerramento, um prêmio para os
melhores profissionais do ano na área de entretenimento.
Minha primeira atividade foi
montar um cronograma de acordo com a programação do evento e selecionar equipes
para a pré-produção, credenciamento, logística, produção artística e apoio.
Após a equipe montada organizei “QG”(quartel
general = tipo um escritório), que contou
com toda a infraestrutura de computadores, telefones, conexão internet,
alimentação e até mesmo hospedagem para quem vinha de outras cidades e
eventualmente quisesse pernoitar, ficava próximo ao local do evento, o que facilitou bastante nosso deslocamento. Viramos duas noites montando o check list e planejamento do
evento todo, planilhas, organizamos toda a parte de credenciamento,
deslocamento de todas as equipes envolvidas no evento (voluntários,
professores, palestrantes, montadores, técnicos, funcionários, etc), hospedagem
dos palestrantes, transfer dos mesmos, alimentação, organização, distribuição
de camisas e também o prêmio que contou com buffet,
troféus, apresentadores, dj, recepcionistas, enfim, não faltou serviço, mas
tivemos um bom time de produtores em áreas especificas e bem dividido e assim o
evento foi bem-sucedido.
Na parte de credenciamento
tivemos a missão de administrar também o estacionamento, já que não haviam
vagas para todos, foi preciso credenciar os envolvidos e fazer uma triagem de
quem poderia estacionar dentro, sempre de acordo com as orientações da produção
executiva, como opção havia um estacionamento próximo com valor bem acessível e
o transporte próprio do evento que deixava as pessoas no local. Consegui um
patrocínio de pulseiras impressas nominadas com o tema de cada palestra para
organizar toda a parte de entrada inclusive para o prêmio no último dia e também rádios comunicadores para a equipe toda. Além parte organizacional interna, tínhamos a
emissão de vouchers de viagem, os deslocamentos dos palestrantes vindos de
outras cidades com vans e carros alugados, além da hospedagem e
alimentação. Houve uma exposição
de equipamentos de última geração (P.A.s) e stands de empresas convidadas e
patrocinadores, assim organizamos toda a parte logística incluindo estacionamento,
horários, organização em geral e limpeza dos ambientes.
Num evento deste tamanho é
preciso uma equipe bem comprometida e disposta a resolver qualquer contratempo
que venha surgir, o cronograma é também extremamente importante juntamente com
a comunicação entre os produtores e organizadores do evento, para mim esse
evento serviu para reforçar e colocar em prática todas as orientações de nossos
professores no IATEC, além de conhecer grandes profissionais da área e
participar produzindo para produtores. Foi uma responsabilidade enorme e um
grande prazer fazer parte desse super time, mais uma lembrança que levarei para
sempre.
FUNDAÇÃO DE CULTURA E TURISMO DE PETRÓPOLIS
No ano de 2013 fui convidada para assumir o cargo de gerente de eventos junto a Fundação de Cultura e
Turismo de Petrópolis (FCTP), e lá permaneci por um ano e meio, foi uma
experiência desafiadora e inesquecível! Desafiadora porque nunca tinha feito
eventos públicos e tão grandes e inesquecível porque aprendi muito, conheci
muitas pessoas e acima de tudo pude colaborar com algumas ideias e coloca-las
em prática, o que foi muito gratificante diante do resultado positivo.
Para resumir, foi um período
muito agitado, o trabalho era intenso e não sobrava tempo para mais nada,
tinha a parte burocrática, preparação de editais, requisição de serviços, visitas técnicas, a logística dos eventos,
reuniões intermináveis, a parte de legalização, a infraestrutura, as atrações,
todo um detalhamento, tinha dias durante a pré-produção que chegava às 08h da
manhã e saia 10h da noite, vários finais de semana e feriados trabalhando
ininterruptamente, isso sem contar nos dias de eventos, a entrega era completa,
extrema responsabilidade, atenção e dedicação total, compromisso com o
resultado.
Tipos de eventos: Durante o ano todo haviam eventos, alguns
davam mais trabalho e outros menos pois não era preciso a produção da FCTP. Haviam
os eventos do gabinete do prefeito, eram solicitados pelo cerimonial do
prefeito, geralmente para inaugurações, reuniões, conferências, etc. às vezes
em salas, auditórios, teatros e até mesmo em praças públicas. Dependendo do
local eram infra estruturados com equipamentos de áudio, vídeo e luz (kit
prefeito), buffet, mesas, cadeiras e tendas;
tinham também os eventos apoiados, cuja produção não era de
responsabilidade do órgão público mas exigia acompanhamento e contratações, uma
vez autorizados era preciso atender às demandas solicitadas; haviam secretárias que não tinham como gerar seus
próprios eventos, eram portanto produzidos em parceria pela FCTP; existiam também
os projetos e eventos permanentes, aqueles que
acontecem todo final de semana, pequenos shows, às vezes em bairros ou em praças públicas, esses eventos poderiam ser produzidos pela FCTP ou por terceiros sob o
crivo da FCTP e por isso precisavam de acompanhamento e produção indireta ou
direta dependendo do projeto; por fim os
eventos e projetos gerados e produzidos pela própria Fundação, aqueles do calendário anual da cidade, dentre
eles posso destacar o Carnaval, o Aniversário da Cidade, a Feira Agropecuária, Páscoa,
Bauernfest (festa da colonização alemã), Bunkasai (festa da colonização
japonesa), Festa da Itália (festa da colonização italiana), Natal, etc. Alguns
menores e outros maiores, às vezes com duração de 10 dias. Posso destacar
também eventos religiosos, eventos culturais (como o prêmio Guerra Peixe por
exemplo, que destaca os profissionais da cultura anualmente), e para concluir
as reuniões em outras cidades para discutir políticas culturais públicas,
editais e outros.
Posso estar esquecendo alguma
coisa, afinal foram muitos eventos e muitas atividades, mas é importante ressaltar
que gerenciar cada evento significou muito prá mim, do início ao fim, desde o momento da concepção, do formato em que foi gerido, da montagem à desmontagem, do gerenciamento do projeto, do cronograma de atividades, da pré produção, da administração da base de produção e pós produção, do follow up e relatórios diários, do credenciamento, da produção de A&B (alimentos e bebidas), etc.. Absorver problemas e buscar soluções tendo em vista a satisfação da população e sucesso do evento era uma das minhas bandeiras. A produção é um trabalho que exige técnicas e conhecimento e quando algo não funciona, por menor que seja,
isso implica no resultado final, por isso é tão importante a seriedade e dedicação.
Gostaria de destacar nomes como o
de Luis Amaral (responsável pela captação e planejamento, grande amigo que
apoiou e caminhou junto durante todo o percurso); Leonardo Cerqueira (gerente
financeiro, grande conhecedor de políticas públicas, teve enorme paciência em
ensinar todos os procedimentos e protocolos burocráticos); Leonardo Randolfo
(maestro e gestor cultural, me orientou e ajudou muito durante toda a jornada);
Claudio Gomide (diretor cultural, pessoa de muita criatividade e experiência no
setor público). A todos o meu muito obrigada. Valeu a pena todo o esforço e
dedicação.
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