PROBLEMAS COM FORNECEDORES? E AGORA? COMO RESOLVER? O QUE FAZER?
Considere
as seguintes situações:
1)
Evento
público:
Você é o produtor de eventos de um setor
cujo gerenciamento é público e vai organizar com fornecedores a execução de uma
demanda. Já se sabe que nesses casos as empresas prestadoras de serviços, equipamentos
e produtos são contratadas através de orçamentos com o menor preço, ou,
dependendo do valor da contratação, participando de modalidades licitatórias, o
que vai definir o fornecedor é sempre o menor valor. A contratação direta só
poderá acontecer quando houver inviabilidade de competição, (notória
especialidade), ou seja, apenas uma empresa possui aquele serviço, equipamento
ou produto específico, o que não é o caso desta situação. Se por algum motivo o
fornecedor que venceu a concorrência for inabilitado, o segundo fornecedor de
menor preço deverá executar e assim por diante.
Isso
quer dizer que qualquer pessoa interessada em participar que tenha como
executar o pedido e se enquadre com a documentação necessária poderá concorrer,
assim corre-se o risco de contratar profissionais de ética e conduta
discutível.
Depois de todo o procedimento orçamentário,
valor empenhado, contrato assinado, todos os detalhes previamente combinados, chega
o dia do evento e o fornecedor apresenta o serviço com qualidade totalmente
inferior ao que foi contratado, colocando em risco a credibilidade e execução
do evento. E agora?
2)
Evento
com bilheteria:
Você
foi contratado para produzir um show, neste caso a iniciativa é privada e diferentemente
de um evento público, os fornecedores são selecionados pelo contratante de
acordo com suas preferências e interesses (preço, confiabilidade, qualidade,
local, outros). Para montar toda a
estrutura de sonorização, iluminação e cumprir o rider da banda que vai se
apresentar, foi escolhida a empresa “Curto Circuito” que por sua vez, não
cumpriu todo o rider e ficaram faltando alguns itens obrigatórios, ao ligar
para o fornecedor percebe que o telefone do mesmo está desligado, vai até a
empresa e não encontra o responsável, fala com o contratante e ele
simpaticamente sugere que você “dê o seu jeito”, a banda, por sua vez, recusa a
se apresentar sem os itens previstos no rider. Como você resolve esta situação?
3)
Evento
fechado:
Aniversário de 15 anos, você é o
cerimonialista, ficou responsável pela indicação dos serviços e equipamentos de
todos os fornecedores. Contratou uma empresa de buffet de acordo com o budget (orçamento) do cliente, pagou 50%
de sinal e um dia antes do evento depositou o restante, conforme exigência da
maioria dos fornecedores para este tipo de evento. Dia da festa: o buffet não
aparece, você liga e o fornecedor informa que está em outra cidade devido a uma
situação particular emergencial e não poderá executar o serviço. O cliente por
sua vez diz que não tem orçamento para contratar outro fornecedor, conclusão:
barraco, gritaria e confusão, quer o dinheiro de volta, vai processar, pressão
total em cima do cerimonialista e a solução não aparece... O que fazer?
A SOLUÇÃO: NETWORKING E BACKUP
As três situações citadas acima são baseadas
em fatos reais e podem comprometer não somente a realização do evento, como
também a reputação e carreira do profissional de eventos caso ele não saiba o
que fazer ou como se comportar diante dos problemas. É de extrema importância
que todo produtor de eventos tenha em seu cadastro uma gama de profissionais e
fornecedores de confiança em diversas áreas. Conhecer bem o fornecedor e sua
linguagem, falar abertamente, fazer visitas técnicas ao seu ambiente de
trabalho fazem parte do desenvolvimento de um bom networking (rede de contatos profissionais) que fará toda a
diferença. Confiança e amizade construídos ao longo de uma sequência de eventos
bem sucedidos indicam que o seu fornecedor pode ser também um parceiro, ter com
quem contar em qualquer episódio vai te levar a uma zona de conforto maior, mas
até mesmo o seu melhor fornecedor pode passar por uma situação de imprevisto e
em algum momento não conseguir cumprir o que foi tratado, por isso é tão
importante ter mais de um fornecedor dos mesmos serviços, produtos e
equipamentos, fazendo sempre um intercâmbio entre os dois, afinal quem tem um,
não tem nenhum.
A arte de contornar problemas é uma das
principais atribuições de um produtor, portanto bons contatos fazem parte das
soluções, além disso esteja sempre bem equipado para quaisquer emergências, tenha
sempre consigo um telefone com créditos para fazer quantas ligações forem necessárias,
internet conectada, máquina fotográfica, filmadora, e o mais importante... faça
backup de contratos e documentos importantes como especificação de pedidos,
horários, tudo o que foi combinado, troca de emails e outros, facilitando o acesso evitando assim
informações desencontradas.
“SOCOOORRO E AGORA? ”
O primeiro caso trata de uma gestão pública,
o que torna a resolução de problemas um tanto complexa, envolve política e
muitas pessoas, não cabe somente ao produtor de eventos a tomada de decisões, ele poderá sugerir, mas antes que qualquer
medida seja tomada deverá se dirigir hierarquicamente ao seu superior e
aguardar orientações sobre o que fazer, muitas vezes as decisões demoram a
chegar e nem sempre são as mais sensatas, certifique-se que está documentado em
relação ao que foi pedido, fotografe e filme o que está sendo apresentado,
registre a situação através de relatório, evite discussões e “bate bocas”, tenha
sempre junto a você uma pessoa de confiança, assistente ou coordenador, alguém
que possa testemunhar o que está acontecendo. Quanto mais o tempo passa mais difícil
minimizar o problema. Tomar uma decisão por conta própria é muito arriscado e
pode agravar o problema, a menos que você tenha autonomia para fazê-lo, e até
nisso vai precisar de muita cautela, pense bem, analise toda a situação, não
entre em pânico, não é culpa sua, afinal, como já foi dito, as contratações
feitas pela gestão pública implicam o menor preço e nem sempre a melhor
qualidade, alguns problemas não são facilmente contornados e o evento fica
comprometido. Dicas:
- Se o evento já
está em andamento: o jeito é lidar com a questão mantendo a calma sempre, não
precisa fazer alarde, falar alto e nem se indispor com ninguém.
- Cancelamento
da contratação: Não é tão simples quanto parece, é preciso seguir protocolos e
procedimentos burocráticos, se fizer isso esteja certo de que está totalmente
documentado para argumentar e provar que o referido fornecedor não cumpriu o
contrato, verifique se está realmente autorizado a fazê-lo.
Dependendo
das condições do serviço, equipamento ou produto pode ser melhor não ter, uma
laranja podre contamina todas as outras, de repente os outros fornecedores do
evento acabam prejudicados e influenciados pelo que é ruim. Sabemos que uma
coisa não substitui a outra, mas às vezes é possível dar mais ênfase ou mudar o
foco e atenção do público, buscando soluções interativas. Já presenciei uma
convenção onde a principal ferramenta do palestrante era o projetor que deu um
defeito no meio do evento, embora tivesse sido testado inúmeras vezes. O
palestrante criou uma interatividade com o público enquanto o mesmo era
trocado, no final do evento ninguém lembrava do defeito do projetor e sim da
brilhante interatividade feita durante a palestra.
- Contratações
emergenciais: Cuidado! Qualquer contratação que será paga com o dinheiro
público precisa ser previamente empenhada em nome do fornecedor, não é só ligar
e contratar, existe todo um processo, certifique-se e mais uma vez,
documente-se caso receba essa orientação. Ter um coringa na manga como um
patrocinador disposto a pagar por um fornecedor emergencial também pode ser uma
boa sugestão, mas fique atento, patrocinadores querem sempre uma contrapartida,
certifique-se que poderá cumprir.
- Identificar o
problema com antecedência: nesses casos, se for uma montagem de equipamentos
pode pedir que a mesma seja feita um ou dois dias antes do evento, até mais se
for o caso, através da vistoria prévia poderá evitar problemas, e medidas
cabíveis serão tomadas através de reuniões e decisões conjuntas sem prejudicar
o andamento do evento.
“AI
MEU DEEEEUS, COMO RESOLVER???”
O segundo caso é bem mais fácil de resolver,
mas só vai funcionar se você tiver uma carta na manga, como um fornecedor disponível
que possa colocar os equipamentos que estão faltando no rider, além disso vai
precisar ser cuidadoso para que as duas empresas não entrem em conflito. A
questão orçamental também vai influir pois o contratante terá que pagar a mais
por estes equipamentos, a contratação em cima da hora geralmente é mais cara. O
contratante deverá se entender com o fornecedor e chegar a um acordo.
Além disso marque no seu telefone as ligações
não atendidas do fornecedor que não cumpriu o contrato, envie e-mails e insista
antes de contratar outra empresa, normalmente nesses casos uma desculpa comum é
que não recebeu o rider da banda ou que o mesmo estava incompleto, é melhor
você verificar bem todos os documentos enviados e recebidos, também a caixa de
spam, sempre que enviar um email certifique-se que a pessoa o recebeu. E
lembre-se: o que vale é sempre o que está escrito.
“A
FESTA CAIU, O QUE FAZER? ”
Eventos fechados como aniversários, bodas,
formaturas, casamentos entre outros, precisam de muita dedicação, a começar
pela escolha dos fornecedores que é primordial e deve ser feita com bastante
antecedência e avaliada em seus mínimos detalhes, é preciso se colocar na
posição do cliente e pensar que o momento do acontecimento do evento é mais do
que especial, é único e ficará para sempre em sua história de vida, portanto os
erros são imperdoáveis, já que estamos falando de fantasias e da satisfação
pessoal de quem contrata este tipo de festa.
Episódios como problemas no buffet são
relatados diariamente em sites de relacionamentos com indignação e repúdio por
vítimas de golpes inescrupulosos ou empresas que visam somente o lucro e não
tem nenhum tipo de compromisso e consideração.
No estudo do caso relatado, estamos falando
de um fornecedor que não apareceu para prestar o serviço de buffet, não avisou
previamente e no dia do evento alegou uma emergência, para que este argumento
tenha algum efeito, além de responder judicialmente, ele terá que provar a tal
emergência e ser submetido a multa por quebra contratual e todo o desgaste do
inconveniente, o que for previsto em lei, além de devolver o dinheiro já pago
pelo serviço. Muita gente na hora da contratação confiando no fornecedor “gente
boa”, paga e não pega nem um recibo, por mais confiável que aparente temos que
ser profissionais, “amigos, amigos, negócios a parte”, se não houver um
contrato da prestação do serviço o cliente poderá perder definitivamente o
dinheiro num caso como este, e o cerimonialista que indicou e contratou vai ter
que se virar com os custos ou se queimar de vez deixando o cliente na mão. Agora,
se estiver respaldado poderá contar com a devolução do dinheiro e assim contratar
um outro serviço com um fornecedor que se disponha a executar na correria e no
improviso, naturalmente que perderá um pouco da qualidade por se tratar de uma
emergência, vai colocar o que tiver no estoque e o que der para comprar em cima
da hora, de forma que salve a festa deste cliente e atenda da melhor forma
possível. Poderá também, dependendo do grau de confiabilidade pagar com um
cheque caução ou negociar um parcelamento.
Fica a dica: Se
você não conhece bem o fornecedor procure referências de outros serviços que
ele tenha executado com excelência, tempo de existência da empresa no mercado, peça documentos que confirmem a existência da
mesma como contrato social, certidões negativas, pesquise na internet, e no caso de dúvida, não contrate!
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