segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS

  Um livro... poderia escrever um livro contando sobre cada momento na área de eventos. Escrever sobre principais experiências profissionais é sempre muito difícil pois cada atividade teve sua importância e desafios em momentos diferentes ao longo desses meus 17 anos de carreira, ainda mais tendo um caminho profissional diversificado, como foi o caso, onde a maioria das ações desenvolvi a partir de experiências de campo, me instruindo através de esforços próprios. Atuei em segmentos como publicidade e marketing, produção artística, assessoria de imprensa, cerimonial, logística, produção de eventos, enfim, áreas de trabalho que tive a oportunidade de aprimorar no ano de 2015 através do curso de Produção Executiva em Eventos oferecido pelo IATEC, e que foi uma ótima oportunidade para reciclar os conhecimentos que já tinha na bagagem, com treinamentos, visitas técnicas e professores atenciosos que passaram através de seus conhecimentos experiências práticas e construtivas.
O Primeiro Evento: Não foi o mais importante, mas certamente aquele que vou lembrar para sempre: Sem experiência alguma, técnicas, estratégias e os ingredientes necessários para a realização de um evento, fui movida pela força de vontade, bom-senso e disposição para encarar o desafio. Foi na cidade de Markt Schwaben (Sul da Alemanha) que tive a feliz ideia de fazer uma festa, o objetivo era levar àquelas pessoas que nada sabiam sobre o nosso país um pouco da cultura brasileira incluindo música, dança e gastronomia, enfim, as “coisas do Brasil”. A festa intitulada “Brasil Tropical”, foi realizada num clube, e reuniu artistas paulistas, pernambucanos, cariocas, mineiros e capixabas, sendo a maior parte do público formada por alemães. 
CONTINUE LENDO, CLIQUE ABAIXO EM MAIS INFORMAÇÕES
Sem bons contatos, fornecedores e quase nenhum dinheiro para investir no evento, precisava produzir propagandas que chamassem a atenção do público e assim reuni um grupo de amigos e juntos fizemos cartazes pintados com canetinha e giz de cera para espalhar pela cidade divulgando o evento, o curioso disso é que por se valorizar tanto a cultura naquele país, os cartazes pintados à mão chamaram a atenção e acabaram se tornando um sucesso e tivemos um retorno muito maior do que o esperado, jornais locais publicaram o cartaz, acharam a propaganda criativa e diferente, outros eventos copiaram a ideia e até hoje naquela cidade alguns produtores utilizam--se dessa estratégia para divulgar seus eventos.

Uma outra experiência marcante foi trabalhar num cerimonial para cerimonialistas. Isso aconteceu durante a Convenção dos Cerimonialistas e Mestres de Cerimônias do Brasil, que reuniu profissionais de todas as partes do país. Foi extremamente proveitoso, tiveram palestras maravilhosas, foi uma oportunidade única e inesquecível estar entre essas feras, profissionais experientes que usam palavras de ordem como “sim, agora mesmo”, “está pronto”, “ok, concluído” e por aí vai, não existe “não sei”, “não consigo”ou “não posso”... é assim que funciona. Formalidades, protocolos e mais uma série de aprendizados que nem todos tem acesso foram temas abordados na convenção, às vezes quando observamos um evento correndo bem, as pessoas não sabem que por trás daquilo tudo tão perfeito tem um profissional dotado de expertise.  Confesso que fazer eventos para pessoas que respiram eventos e com tanta bagagem me deu um certo frio na barriga e exigiu uma dedicação ainda maior, o cuidado teve que ser redobrado, não queria deixar nenhum furo e não deixei mesmo, correu tudo bem e o evento foi sucesso, fechando com chave de ouro teve uma festa temática onde todos os participantes foram caracterizados com trajes de sua região, foi engraçado e divertido. Na ocasião tive a oportunidade de conhecer profissionais como o Professor Marcelo Pinheiro (Presidente do Sindicato de Cerimonialistas e Mestres de Cerimônias do Brasil), Renato Mosca (chefe do Cerimonial da Presidência da República), J.B. Oliveira (cerimonialista e Presidente da Associação Paulista de Imprensa), Fábio Arruda (consultor em etiqueta),
Roberto Cohen (cerimonialista) entre outros que jamais esquecerei.

 Uma outra atividade na área de eventos surgiu prestando serviços para um órgão público, onde tive a oportunidade de gerenciar um setor de eventos. Pela primeira vez me vi participando da realização de shows de grande porte com artistas de renome nacional, liderando equipes, cuidando da logística e montagem dos eventos além de festivais, festas de rua e muito mais. Nesses tipos de eventos a cobrança vem de todos os lados, é enorme, qualquer erro repercute em cima de todos os envolvidos, além disso existe toda uma área burocrática que precisa ser feita com muito cuidado como preparar editais e procedimentos licitatórios e principalmente entender como isso funciona,  foi aí que percebi a vocação para preparar esses documentos, mal sabia que dois anos depois me sentaria do outro lado trabalhando para uma empresa privada e preparando os documentos para que esta empresa prestasse serviços de sonorização, iluminação e estruturas participando de pregões e editais públicos. Uma ironia do destino que caiu como uma luva.


A vida é assim, quando a gente menos espera vem algo surpreendente, diferente e que dá um sentido novo a tudo aquilo que já se conhece, basta estar aberto e preparado para encontrar e aceitar os desafios da estrada. Meus últimos trabalhos foram na área de publicidade, através de uma oportunidade que consegui por indicação do IATEC, na função de Produtora In Loco, para uma empresa paulista, minha primeira demanda foi na minha própria cidade, quando iria imaginar que isso aconteceria? Fiquei muito feliz e expectativa pelos próximos capítulos na PRODUÇÃO EXECUTIVA DE EVENTOS. Valeu a pena cada jornada e tenho certeza que muito mais ainda está por vir, e quem venham mais e mais eventos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário